Oratória e Técnicas de Apresentação - CURSO REGULAR
► Identificação
♦ Curso de capacitação e aprimoramento pessoal e profissional com foco na comunicação pessoal e interpessoal.
► A quem se destina
♦ Profissionais liberais, assessores de imprensa, professores, gestores públicos, coordenadores de equipes e demais pessoas que busquem elementos para a construção de uma comunicação pessoal e interpessoal mais eficaz e eficiente.
► Objetivos Gerais
♦ Desenvolver nos participantes habilidades emocionais para dominar o medo de falar em público, aumentar a autoconfiança e aprimorar técnicas de estruturação e de apresentação de palestras, discursos, seminários, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses.
► Objetivos Específicos
Fornecer ferramentas práticas para auxiliar os participantes a:
♦ Aumentar a autoestima e autoconfiança ♦ Apresentar-se adequada e confiantemente ♦ Apresentar oradores com elegância e desenvoltura ♦ Desenvolver a empatia e o autocontrole diante da platéia ♦ Desenvolver a adaptabilidade ao ambiente ♦ Entrar mais frequentemente em estados emocionais fortalecedores ♦ Ser mais assertivo e aumentar a capacidade de persuasão ♦ Praticar o uso do microfone e da tribuna nas apresentações ♦ Realizar adequadamente a comunicação por telefone ♦ Dominar o uso dos recursos instrucionais (data show, vídeo, flip shart, laser point etc) ♦ Responder a perguntas capciosas e manter o controle da situação ♦ Participar de entrevistas pelo rádio e pela TV, com desenvoltura (noções).
► Carga Horária
♦ Aos sábados (dois consecutivos), manhã e tarde, com 16 (dezesseis) horas de atividades ♦ De segunda a sexta-feira, com 17,5 (dezessete horas e meia) de atividades.
► Número de Participantes
♦ Até 15 (quinze) participantes.
► Metodologia
♦ Exposição dialogada, estudos de caso e dinâmicas com prática seguida de feedback. Durante as atividades, os participantes desenvolvem práticas de comunicação, individuais e em conjunto, sendo 6 (seis) delas gravadas em vídeo e analisadas durante o curso. Para acompanhar as abordagens expositivas e práticas, os participantes recebem apostila e textos complementares e assistem a vídeos especialmente editados para o treinamento.
► Avaliação
♦ As avaliações são feitas periodicamente, a partir da análise das dinâmicas gravadas, em que o inscrito deve ter, no mínimo, de 75% de participação para receber certificado. Ao final, os participantes avaliam, em formulário específico, seu próprio desempenho e o desempenho do instrutor, bem como as condições gerais do treinamento.
► CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
♦ Auto-apresentação e definição de objetivos ♦ Noções de cerimonial (apresentação de oradores) ♦ Entender a mensagem do medo e usá-lo a nosso favor ♦ Origens, consequências e o que fazer para dominá-lo ♦ Estados e comportamentos - como aumentar a assertividade e autoconfiança ♦ Realizar uma fala ou discurso rápido e obter colaboração dos ouvintes ♦ Como estruturar uma palestra, aula ou discurso ♦ Sugestões de abertura e de encerramento de uma palestra, aula ou discurso ♦ Estratégias para obter colaboração do interlocutor ou da assistência (persuasão) ♦ Ênfase e fraseologia – construir imagens favoráveis na mente do ouvinte ♦ Prática de leitura com o uso de técnicas de apresentação de telejornais ♦ Como gesticular de modo a ilustrar e enriquecer a apresentação ♦ Melhorar a postura, a apresentação pessoal e evitar as “barreiras” da comunicação ♦ Selecionar e usar adequadamente os recursos audiovisuais ♦ Produzir transparências e slides adequados à apresentação (Orientações) ♦ A fala ou discurso de “improviso” (inesperado) em situações reais ♦ Usar o microfone com e sem a tribuna ♦ Responder a perguntas capciosas ♦ Cuidados ao proferir uma palestra técnica ♦ Conceder entrevistas e participações no rádio e na televisão (Noções) ♦ Erros de português mais comuns (e como evitá-los).
► INSTRUTOR
♦ Fabiano Goulart
CONFIRA AS DATAS E INSCREVA-SE